Google

Seguidores

02/02/2010

Dia 2 de fevereiro é Dia da Marmota




Todo ano, no dia 2 de fevereiro, a cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia (EUA), entra em festa para ouvir o seu meteorologista mais famoso. Ele faz a previsão do tempo sem dizer uma palavra.

Este é Punxsutawney Phil e ele é uma marmota.

Esta é uma tradição que vem das antigas tribos germânicas da Europa, que eram muito ligadas à agricultura. Acreditava-se que as marmotas sabiam da previsão do clima melhor que os humanos e, por isso, quando o inverno dava sinais de que ia terminar, os germânicos ficavam de olho nelas.

As marmotas hibernam o inverno todo e, no começo de fevereiro, elas acordam pela primeira vez. Os germânicos sacaram que, se a marmota acorda, vai até a superfície e volta para dormir mais um pouco, o inverno vai durar um pouco mais. Se ela ficar por ali mesmo, quer dizer que a primavera vem chegando.

Punxsutawney é uma cidade repleta de imigrantes alemães que trouxeram essa tradição junto com eles e fizeram algo mais que observar marmotas. Afinal, eles são norte-americanos e não tem nada que ele curtam mais que um bom espetáculo. Por isso, eles criaram o Dia da Marmota, o Clube da Marmota, criaram uma marmota especialmente para isso (o Phil, que dizem até ser imortal) e um evento amplamente difundido e divulgado em que o país inteiro fica vendo qual será a previsão de Phil para o inverno. 

Para o resto do mundo, o Dia da Marmota ficou conhecido por causa do filme “Feitiço do Tempo”, estrelado por Bill Murray, que fica preso no mesmo dia 2 de fevereiro para sempre. Por causa do filme, pra muita gente, Dia da Marmota é um dia que parece repetido, uma rotina que nunca muda e não é bem isso que a tradição representa.

Para os germânicos antigos, a coisa era bem venal. Se o inverno acabasse, acabava o perrengue por comida. Se a primavera chegasse mais cedo, eles poderiam voltar a plantar e a fome do inverno acabava.

Neste ano, quem mais torce pra Phil, a marmota, voltar para dentro da toca e dar um mês e meio a mais de inverno é Vancouver, no Canadá, que abriga os Jogos Olímpicos de Inverno. O resto do mundo talvez esteja mais interessado na estréia da sexta temporada da série Lost.

Na cidade de Punxsutawney, porém, não se fala em outra coisa. O Clube da Marmota de Punxsutawney tem um site (www.groundhog.org) em que todo mundo pode ver as previsões passadas de Phil, saber curiosidades e acompanhar a movimentação de Phil em sua previsão para 2010.

http://www.groundhog.org   (site oficial)
fonte: internet

Nenhum comentário: