Google

Seguidores

17/03/2010

Cadelas não sofrem de menopausa

Na espécie humana, a menopausa é a fase em que a mulher não tem mais ciclos ovulatórios e, portanto, fica impossibilitada de engravidar. Na cadela isso não ocorre, e fêmeas com idade avançada continuam a ter cios e podem ficar prenhas, mesmo que de forma irregular.


Conforme sua cachorrinha for ficando mais velha, o que ocorre é um aumento de intervalo entre os cios, nascimentos de menor quantidade de filhotes, nascimentos de filhotes mais fracos e apresentação de maior tendência de problemas no parto.

Outra alteração que pode acontecer é o chamado cio seco ou silencioso, caracterizado pela falta de sinais do cio, não há inchaço da vulva nem sangramento. Neste caso, esse processo poderá ser identificado pelo macho, por citologia vaginal ou por dosagem hormonal.

Apesar de não existir menopausa na saúde canina, é necessário tomar cuidado com aqueles que estão no grupo de risco, para não cruzar, tais como cão portador de alterações genéticas transmissíveis, com problemas cardíacos graves, fêmea com excesso de peso e com doenças sexualmente transmissíveis, como TVT e brucelose.
 
fonte|:> Petfriends

Nenhum comentário: