Google

Seguidores

07/09/2011

Câmara proíbe rodeios em Araraquara (SP)

Rodeios, touradas, vaquejadas ou qualquer outro tipo de atividade em que os animais sejam expostos a violência agora estão proibidos por lei em Araraquara.
Anteontem, a Câmara aprovou um projeto de lei sobre a proibição, de autoria da prefeitura.


De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), a lei deverá ser sancionada ainda nesta semana.
Em março do ano passado, o prefeito vetou um projeto de lei semelhante, mas acabou impondo regras rígidas para a realização dos rodeios no município. Dentre as regras, o peemedebista proibiu que os apetrechos usados nas montarias causassem ferimentos nos animais.

"Na época, o veto foi dado porque não tínhamos feito uma consulta à população", disse. O assunto voltou à tona, segundo ele, depois que uma comitiva procurou a Câmara para a realização de uma festa de rodeio.

Vários debates foram feitos ao longo do ano entre a prefeitura, entidades de proteção aos animais, veterinários e até comitivas que realizam rodeios pelo país.
"Decidimos apresentar o projeto de lei para evitar novas tentativas de investimentos futuros de comitivas na cidade", afirmou.

O vereador João Farias (PRB) apresentou emenda ao projeto de lei, em que há a ressalva para atividades em que os animais não são expostos a sofrimentos, como leilões, cavalgadas e hipismo.
"É preciso que se faça uma revisão nos esportes onde há maus-tratos em animais. O que ocorreu em Barretos, por exemplo, foi lamentável e inaceitável", disse ele, referindo-se à morte de um bezerro depois de uma prova de imobilização e à paralisação das duas patas traseiras de um touro, durante a última edição da Festa do Peão, que aconteceu no mês passado.

A organização do evento de Barretos negou maus-tratos, mas os fatos contribuíram para ONGs ampliarem a disputa contra os rodeios.

Folha.com

Nenhum comentário: