Google

Seguidores

30/07/2012

Vira-latas dá à luz 15 filhotes em cesariana de emergência em Ribeirão

Os 15 filhotes de Gaúcha nascidos na sexta-feira (Foto: Viviane Alexandre)

Deveriam ser no máximo dez, mas a vira-latas Gaúcha deu à luz 15 filhotes em uma cesariana de emergência neste fim de semana em Ribeirão Preto (SP). Acolhida há alguns meses na casa de uma moradora de Cravinhos (SP), a cachorra que morava na rua, passa bem ao lado das 9 fêmeas e dos 6 machos sadios, nascidos na noite de sexta-feira (27).

O parto inusitado aconteceu no prédio da Associação Vida Animal (AVA) de Ribeirão Preto e foi feito pela veterinária Carolina Curi Labate. “Ela estava incrivelmente enorme, já que se trata de uma cadela jovem de porte pequeno, devendo pesar apenas 15 quilos e ter 2 anos de idade. Pelo tamanho da barriga podíamos imaginar a quantidade de cães que ela teria, mas ela acabou nos surpreendendo. Vira-latas têm em média 10 filhotes. Isso não é nada normal”, diz Carolina.

O “pai” dos 15 filhotes também é um vira-latas e foi acolhido pela mesma moradora que recebeu Gaúcha, Odila Alves Pereira. “A explicação para essa fertilidade toda pode estar no porte do cachorro, já que ele é muito superior a ela. Ele é tão grande que recebeu o nome de Gigante”, diz a veterinária.

A auxiliar de enfermagem, Luciana Mertz, foi quem ajudou na condução de Gaúcha até a AVA. “Há alguns dias, recebi um telefonema da proprietária da cachorra me falando da gestação, mas eu não sabia que ela estava nestas condições. Na noite de sexta-feira, recebi um novo telefonema da filha da Dona Odila, falando que a cachorra estava inquieta e que ela expelia um líquido, provavelmente da bolsa que havia se rompido”, afirma Luciana.

Sentindo contrações, mas sem dilatação o suficiente para o parto normal, a cadela foi trazida às pressas por voluntários da associação de proteção aos animais, e passou pela cesariana de emergência que durou duas horas e 30 minutos.
“Quando nos demos conta do número de cachorros quase caímos para trás”, diz a presidente da AVA, Maria Cristina Dias. Segundo a veterinária, Gaúcha dificilmente sobreviveria a um parto natural. “Eu mesma não tinha certeza de que ela suportaria, mas ela está se recuperando muito bem”.

Pós-parto
Momentos depois, ao se recuperar da sedação, Gaúcha não se importou com os filhotes. De acordo com Carolina, a rejeição da cadela em relação aos cães nascidos por cesariana é comum. “Elas não reconhecem a cria, já que o parto é induzido. Algumas simplesmente rejeitam os animais. Ficamos receosos de que isso acontecesse. Na primeira noite ela não quis saber dos filhotes, mas agora já os amamenta e sente até ciúmes”, conta a veterinária.

Já em casa, para dar conta de amamentar todos os cãezinhos, a auxiliar de enfermagem e a dona da cadela têm feito um revezamento. “Colocamos a metade para mamar e depois que eles estão satisfeitos trazemos o restante. A alimentação da Gaúcha vai receber uma suplementação e os filhotes também receberão leite em mamadeiras”, diz Luciana.

“Eles também serão vacinados e castrados, assim que estiverem um pouco mais crescidos. Quando desmamarem, serão disponibilizados para a adoção. A dona Odila já tem outros 17 cães em casa, então ela ficará apenas com um dos filhotinhos. Vamos procurar bons lares para eles”, explica a auxiliar de enfermagem.
A saúde dos animais será acompanhada pela AVA e por uma veterinária de Cravinhos.

 
A cachorra Gaúcha após acordar da sedação
(Foto: Viviane Alexandre)

fonte: G1
Thaisa Figueiredo Do G1 Ribeirão e Franca

Nenhum comentário: